Causas, consequências e medidas de prevenção
As consequências que este tufões provocam todos os anos são desastrozas, gastam-se milhões de euros nas reconstruções de cidades, indústrias e campos agrículas. Todos os anos este fenómeno mata milhares de pessoas e os feridos e desalojados não têm alimento e rendimentos para sobreviver, pois as suas casas e hospitais estão destruídos.
Este fenómeno pode ser minimizado, em termos de ser menos frequênte, atravéz das seguintes medidas:
- Utilizar medidas renováveis (energia solar; energia eólica; energia hidráulicas);
- A construção de casas e edifícios deve obedecer ás normas de segurança, como estarem constuídos em locais planos, longe de árvores ou outros objectos perigosos que podem cair devido a ventos fortes, com portas, janelas e paredes resistentes, entre outras.
- A construção de locais onde os refugiados e feridos podem-se instalar até a situação normalizar.
- Pequenas actividades que fazemos e devemos fazer para preservar o ambiente (apagar a luz e electrodomésticos quando não estão a ser utilizados, desligar a torneira, reciclar, andar menos vezes de transportes e andar mais de bicicleta ou a pé, etc.) podem ser pequenas actividades, mas se todos nós o fazermos pode fazer a diferença para diminuir este fenómeno.
- Alertar as autoridades se avistarem algum tipo de fenómeno semelhante a um tufão e, em últimos caso a evacuação das populações tem que ser feita o mais rápido possível.